FAQ

1. O que é crowdfunding ou financiamento coletivo?
2. Por que a Concreta decidiu pelo crowdfunding?
3. Quais as diferença entre as plataformas de crowdfunding mais populares, como o Catarse, Kickstarter e Indiegogo, e a plataforma da Concreta?
4. Como funciona exatamente?
5. Por que é “tudo ou nada”?
6. Por que recompensas e não doação?
7. Posso fazer a colaboração através do botão de doação?
8. Por que colaborar com um projeto da Concreta?
9. Como faço para colaborar com um projeto?
10. Posso colaborar com uma quantia diferente das oferecidas pelas cotas?
11. Como faço para pagar pelo PayPal?
12. Como faço para pagar pelo Mercado Pago?
13. É necessário se cadastrar no PayPal/Mercado Pago, ou posso fazer o pagamento como visitante?
14. Quais são as formas de pagamento (colaboração)?
15. Preciso ter uma conta no PayPal/Mercado Pago para fazer a colaboração?
16. Quando é feita a cobrança?
17. Quando o dinheiro é devolvido, é devolvido integralmente?
18. Como é feita a devolução?
19. As transações são seguras?
20. Empresas também podem colaborar?
21. Quais as vantagens de uma empresa colaborar?
22. Como posso confiar que a Concreta cumprirá com a promessa de realizar o projeto?
23. Posso enviar a minha própria sugestão de projeto?
24. Posso enviar a minha própria tradução?
25. Posso enviar a minha própria sugestão de capa?
26. Como receberei minhas recompensas?
27. Quanto custa o frete do livro impresso e outras recompensas físicas?
28. E se eu tiver de mudar o endereço durante o trânsito da entrega do livro?
29. O que acontece com o livro depois que os exemplares da campanha bem-sucedida forem entregues a todos os colaboradores?
30. Posso fazer minha colaboração mesmo depois de o projeto ter atingido os 100%?
31. Na cota que permite inserir meu nome no livro, posso colocar outro(s) nome(s) junto(s)?

1. O que é crowdfunding ou financiamento coletivo?

Na definição da wikipedia, “o financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

É usual que seja estipulada uma meta de arrecadação que deve ser atingida para que o projeto seja viabilizado. Caso os recursos arrecadados sejam inferiores à meta, o projeto não é financiado e o montante arrecadado volta para os doadores.”

2. Por que a Concreta decidiu pelo crowdfunding?

A Concreta nasceu diretamente motivada pelo modelo de crowdfunding. Tendo em vista as dificuldades inerentes ao mercado editorial brasileiro (custos, canais, escassez de demanda), e sabendo da carência ainda tão marcante das grandes obras da cultura universal no país, além de perceber que há um público consciente disso e faminto dessas obras, nós precisávamos de uma idéia diferente de negócio. A Concreta viu no financiamento coletivo a possibilidade de, sem grandes recursos próprios, traduzir e editar essas obras e ao mesmo tempo engajar o público nessa nobre causa.

3. Quais as diferença entre as plataformas de crowdfunding mais populares, como o Catarse, Kickstarter e Indiegogo, e a plataforma da Concreta?

Há três diferenças marcantes:

  • intermediárias x final
    Plataformas como o Catarse, Kickstarter e Indiegogo trabalham como intermediárias de negócio, isto é, seu serviço se restringe a publicar no site e arrecadar financiamento para projetos de terceiros, deixando a cargo desses terceiros a divulgação, manutenção e produção do projeto. Essas plataformas, portanto, repassam o valor arrecadado para os respectivos responsáveis.
    Já no caso da Concreta, ela mesma é a responsável por cada um dos projetos publicados em seu próprio site. Assim, o valor arrecadado (descontando a taxa do gateway de pagamento) pelo projeto bem-sucedido fica na conta da Concreta, que então o utiliza para contratação terceirizada dos serviços de produção da obra (tradutor, revisor, diagramador, gráfica, etc.), além do pro-labore do editor.
  • os tipos de projetos
    Trabalhando como intermediárias, as grandes plataformas publicam projetos das mais diversas naturezas – desde adoção de cães até produção de filmes.
    Já na Concreta todos os projetos são editoriais, a serem produzidos por sua própria marca.
  • criação de projetos
    Como as grandes plataformas são meras intermediárias, elas possibilitam que o público envie suas próprias propostas de campanha.
    Já na Concreta, como ela mesma será responsável por cada projeto, as campanhas publicadas no site seguirão o seu próprio planejamento editorial. Mesmo assim, nós certamente aceitamos (e até pedimos) sugestões dos leitores, e nada impede que sejam publicadas campanhas baseadas nessas sugestões, uma vez incorporadas ao nosso planejamento.

4. Como funciona exatamente?

  1. Projeto e campanha
    A Concreta publica no site um projeto de tradução/reedição de uma obra que julgue ser importante para a cultura brasileira. Na página da campanha, você pode ler uma sinopse da obra e do autor, conhecer mais detalhes do projeto e saber o valor que ele deve atingir em 45 dias para que a obra seja traduzida/reeditada. Na mesma página, logo abaixo do valor, são disponibilizadas as diferentes opções de colaboração, com suas respectivas recompensas, bem como os prazos estipulados para entrega.
  2. Divulgação e publicidade
    Com a publicação da campanha no site, tem início sua divulgação pelas redes sociais e newsletters da Concreta, buscando congregar o maior número de colaboradores no espaço de 45 dias para que se atinja o valor necessário à realização do projeto. Para essa divulgação, nós também contamos com a ajuda dos colaboradores, através de recursos de compartilhamento em Facebook, Twitter e outras redes sociais.
  3. Término do prazo
    Ao final dos 45 dias, se o valor do projeto tiver sido atingido, inicia-se a tradução/reedição da obra, que deverá ser impressa e entregue no prazo estipulado na página da campanha (mas sendo bastante provável a alteração desse prazo). Se o valor do projeto não for atingido, a quantia que você financiou é devolvida integralmente para sua conta.
  4. Realização do projeto
    Uma vez bem-sucedida a arrecadação e tendo início a realização do projeto, o seu andamento poderá ser acompanhado semanalmente pelo blog do site e pelas redes sociais da Concreta.
  5. Conclusão do projeto e entrega das recompensas
    Dentro do prazo estipulado inicialmente (mas sendo bastante provável a alteração desse prazo), conclui-se o livro e entregam-se aos colaboradores as recompensas prometidas para cada tipo de cota.

5. Por que é “tudo ou nada”?

O tipo de arrecadação “tudo ou nada” – em que o projeto só se realiza se for atingido 100% ou mais do valor – exige um maior comprometimento por parte do público e, com o objetivo atingido, garante com segurança a realização da obra. Uma arrecadação arbitrária reduziria drasticamente as chances de engajamento e dos aportes necessários para que o livro se concretizasse com a qualidade que pretendemos.

6. Por que recompensas e não doação?

A Concreta deseja fazer muito pela cultura do país, mas o seu trabalho não é filantrópico. O produto que nós oferecemos é o livro, e acreditamos que não há nada mais justo que você tê-lo em mãos depois de haver contribuído para sua concretização.

Além disso, as diferentes recompensas tornam o projeto mais interessante aos olhos do público, gerando um maior engajamento e uma maior promoção da imagem da obra ao leitor em potencial que ainda a desconhece.

Mas é claro que não rejeitamos a possibilidade de doação – muito pelo contrário. Lá embaixo, no rodapé do site, você pode fazer sua doação pelo PayPal ou PagSeguro. Ficaremos imensamente agradecidos.

7. Posso fazer a colaboração através do botão de doação?

Você pode fazer doação à Concreta, mas nenhuma doação será computada como colaboração de uma campanha em nosso sistema. Assim evitamos a desorganização dos projetos. Além disso, a política de estorno do PagSeguro – um dos meios de doação – difere do PayPal e MercadoPago, impedindo-nos de utilizá-lo para as colaborações. Se for realizada uma doação com intuito de colaboração, ela será devolvida o mais prontamente possível ao doador.

8. Por que colaborar com um projeto da Concreta?

  1. Porque assim você estará ajudando diretamente a colocar no mercado editorial brasileiro uma obra de importância para a alta cultura do país. Nós não vamos perder tempo com projetos de risco, nem com autores da moda, mas nos dedicaremos à tradução dos grandes clássicos que lamentavelmente ainda estão fora do nosso alcance, obras de enorme peso que acabaram sendo injustiçadas pelo tempo.
    Se ainda tiver dúvidas sobre nossas pretensões editoriais, entre em contato com o nosso editor, Renan Santos, pelo e-mail renan@editoraconcreta.com.br, que ele lhe responderá com prazer sobre o assunto.
  2. Porque você fará parte de uma bela história. O financiamento coletivo ainda é uma idéia pouco explorada no Brasil, especialmente no campo editorial, então todo e qualquer projeto de sucesso nessa área será um capítulo importante para a consolidação de um novo tipo de ação cultural. E você estará escrevendo essa história junto conosco.
  3. Porque, além de lançar grandes obras, pretendemos sempre manter o mais alto nível editorial. Estamos nos cercando dos melhores profissionais de tradução, revisão, diagramação, produção, etc., para entregar a você um livro de alta qualidade.

9. Como faço para colaborar com um projeto?

É muito simples: dentro da página de cada projeto, logo abaixo do valor total necessário, são exibidas as diferentes possibilidades de colaboração (cotas), com seus respectivos valores e recompensas. Você clica na opção da sua preferência e então é redirecionado para uma tela de confirmação da sua colaboração. Nesta tela, se ainda não tiver um cadastro no site, você preenche seus dados ou se conecta através de um perfil de rede social e então escolhe o meio de pagamento (PayPal ou Mercado Pago). Concordando com os termos e clicando em “Colaborar”, você será enviado para a página do meio de pagamento que escolheu, onde confirmará sua colaboração.

10. Posso colaborar com uma quantia diferente das oferecidas pelas cotas?

Não, cada campanha tem suas diferentes cotas fechadas, pois assim podemos planejar com maior organização a produção e entrega das recompensas e o valor final do projeto. Mas você sempre tem a opção de doar à Concreta a quantia que quiser, através do botão de doação no rodapé do site.

11. Como faço para pagar pelo PayPal?

Fazendo sua colaboração pelo PayPal, você será redirecionado para o site da empresa, onde terá de fazer o login com sua conta PayPal. Se não tiver uma conta PayPal, você faz o cadastro, fornecendo seus dados e os dados do seu cartão. As opções de colaboração pelo PayPal são com os cartões de crédito Visa ou Mastercard. Realizando o pagamento, você automaticamente retorna ao site.

12. Como faço para pagar pelo Mercado Pago?

Fazendo sua colaboração pelo Mercado Pago, você será redirecionado para o site da empresa, onde terá a opção de fazer o login com sua conta Mercado Pago. Se não tiver uma conta Mercado Pago, você faz o cadastro, fornecendo seus dados e os dados do seu cartão. As opções de colaboração pelo Mercado Pago são com os cartões de crédito Visa, Mastercard, Hipercard, American Express, Diners, Elo, Cartão MercadoLivre e boleto. Realizando o pagamento, você automaticamente retorna ao site.

13. É necessário se cadastrar no PayPal/Mercado Pago, ou posso fazer o pagamento como visitante?

Recomenda-se o cadastro, pois sem uma conta no PayPal ou Mercado Pago não há a possibilidade de receber seu dinheiro de volta – o que é fundamental no caso de uma campanha não ser bem-sucedida. Mesmo que você não se cadastre na hora de colaborar, se tiver de receber de volta o dinheiro, tanto o PayPal como o Mercado Pago exigirão que você se cadastre para fazer essa operação.

14. Quais são as formas de pagamento (colaboração)?

  • Pelo PayPal:
    – Visa
    – Mastercard.
  • Pelo Mercado Pago:
    – Visa
    – Mastercard
    – Hipercard
    – American Express
    – Diners
    – Elo
    – Cartão MercadoLivre
    – Boleto

15. Preciso ter uma conta no PayPal/Mercado Pago para fazer a colaboração?

Não. Ambos os sites de pagamento fornecem opção de compra como visitante.

16. Quando é feita a cobrança?

No modelo de financiamento coletivo “tudo ou nada”, sua colaboração entra automaticamente na conta da Concreta assim que o pagamento for autorizado pelo PayPal ou Mercado Pago. Essa cobrança independe do sucesso ou não da campanha.
Colaborações por boleto através do Mercado Pago são computadas em até 2 dias úteis a partir do pagamento por internet ou banco.

Caso a campanha não seja bem-sucedida, quando o dinheiro é devolvido para os colaboradores?
O valor será devolvido na fatura do mês seguinte à data de encerramento da campanha, acrescida de até 15 dias.

17. Quando o dinheiro é devolvido, é devolvido integralmente?

Sim, todo o valor da colaboração é devolvido.

18. Como é feita a devolução?

O dinheiro é devolvido à sua conta no PayPal/Mercado Pago, de onde você poderá fazer a retirada.

19. As transações são seguras?

As transações são realizadas pelo PayPal ou Mercado Pago, empresas de pagamento digital já consagradas, com larga experiência em negociações virtuais e sistemas de segurança para proteção do consumidor.

20. Empresas também podem colaborar?

Claro, basta cadastrarem seu CNPJ no perfil do site, para que possamos identificar sua natureza jurídica.

21. Quais as vantagens de uma empresa colaborar?

Toda empresa que ajudar a financiar um projeto bem-sucedido poderá ter seu logotipo impresso na contracapa da obra (a depender da cota escolhida). Trata-se de um grande meio de divulgação e construção da sua marca, que será reconhecida como fomentadora da cultura nacional.

22. Como posso confiar que a Concreta cumprirá com a promessa de realizar o projeto?

Para ficar mais seguro, confira as nossas redes sociais, os sites e perfis que divulgam nossas campanhas, os profissionais que contratamos, e também converse com o editor, Renan Santos, pelo e-mail renan@editoraconcreta.com.br.

23. Posso enviar a minha própria sugestão de projeto?

Claro, quaisquer sugestões de publicação serão sempre bem-vindas.

24. Posso enviar a minha própria tradução?

Você pode nos enviar qualquer tradução para mostrar a qualidade do seu trabalho, Mas não podemos contratar sua tradução de uma obra cuja campanha já tenha sido publicada no site, uma vez que o valor “fechado” desse projeto já inclui a contratação do tradutor pela editora. Não estão descartados os casos anômalos, como quando o tradutor por algum motivo de força maior tiver de abandonar o projeto – mas não se deve contar com isso.

25. Posso enviar a minha própria sugestão de capa?

O mesmo que o caso acima.

26. Como receberei minhas recompensas?

Assim que a realização do projeto chegar ao fim, você será avisado pela Concreta através do e-mail que cadastrou. Todos os colaboradores receberão a versão eletrônica do livro através do e-mail que tiverem fornecido em seu cadastro. Os que tiverem financiado as cotas que incluem o livro impresso receberão a entrega no endereço que forneceram na página de colaboração.

27. Quanto custa o frete do livro impresso e outras recompensas físicas?

O frete é grátis para o endereço que você informou no e-mail conforme citado acima.

28. E se eu tiver de mudar o endereço durante o trânsito da entrega do livro?

Você deve nos informar imediatamente, e nesse caso terá que arcar com o custo de frete, devido ao reajuste.

29. O que acontece com o livro depois que os exemplares da campanha bem-sucedida forem entregues a todos os colaboradores?

Todas as obras das campanhas bem-sucedidas da Concreta se tornarão parte do seu catálogo permanente. Isto é, a partir daí, a editora escolhe o que fazer com a obra, como, por exemplo, colocar à venda numa loja on-line, lançar novas edições, imprimir maiores tiragens, distribuir em livrarias, etc.

30. Posso fazer minha colaboração mesmo depois de o projeto ter atingido os 100%?

Sim, se a campanha ainda estiver vigente. Até o prazo final de arrecadação, todas as colaborações continuam sendo computadas.

31. Na cota que permite inserir meu nome no livro, posso colocar outro(s) nome(s) junto(s)?

Não é possível usar o espaço de um nome para colocar vários nomes. O que se pode fazer é convidar essas pessoas para colaborarem também. E os seus respectivos nomes tem que ter pelo menos um sobrenome, para identificação.

32. O livro atrasou. Como fica a projeção do prazo?

É muito provável a alteração do prazo inicialmente estimado. Temos, aliás, o cuidado de usar a palavra “ESTIMATIVA”. Favor ler esta mensagem do nosso editor a respeito dos prazos de entrega.

33. É possível adquirir o livro de uma campanha que já terminou?

Sim. O livro será posto à venda no site assim que for produzido e enviado aos colaboradores.